28/08 Dia Nacional de Combate e Prevenção do Escalpelamento
No dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. Mas você sabe o que é? O escalpelamento é uma triste realidade vivida principalmente por meninas e mulheres ribeirinhas da região norte do Brasil. Trata-se de um violento acidente em que o couro cabeludo humano é arrancado de forma brusca.
Geralmente, esse tipo de acidente ocorre dentro de pequenas embarcações que não têm proteção adequada no volante e eixo dos motores. Segundo a Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento na Amazônia, entre 2007 e 2017, cerca de 140 pessoas foram vítimas de escalpelamento em rios no Amapá e de ilhas ribeirinhas do norte do Pará. De acordo com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), órgão pertencente à Marinha do Brasil, em 93% dos casos as vítimas são do sexo feminino, e em 65%, crianças.
Além de sofrerem com as sequelas do acidente, como dores de cabeça ou cervicais crônicas, dificuldade na audição, fala e visão; as vítimas enfrentam ainda o preconceito e o desemparo nas políticas públicas. Muitas não conseguem nem mesmo a inserção no mercado de trabalho.
Conscientização
No início deste mês, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram uma campanha de conscientização sobre esse problema que acomete centenas de mulheres e meninas de comunidades ribeirinhas.
Campanhas de prevenção e combate devem ser constantes. Atualmente, os donos de embarcações são obrigados a instalar uma proteção no volante e no eixo dos motores. O material é fornecido de maneira gratuita aos ribeirinhos.