Procuradores do MPT-ES participam do II Congresso Espírito-Santense de Segurança e Saúde no Trabalho

Começou ontem (28) o II Congresso Espírito-Santense de Segurança e Saúde no Trabalho. O evento, que acontece até quinta-feira (30), está sendo realizado no auditório da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (Emescam). O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Valério Soares Heringer, foi um dos convidados para a abertura solene.

“Temos aqui atores do cotidiano da nossa atividade de busca por um meio ambiente de trabalho mais equilibrado, mais saudável e seguro. Vivemos um momento crítico na nossa economia e no nosso país. A realização de um evento como esse é extremamente importante porque hoje temos novos processos produtivos trazendo riscos antes ainda não identificados que precisam ser revistos”, apontou o procurador-chefe.

Observatório

Em sua fala, Heringer lembrou ainda o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, plataforma online que traz levantamentos estatísticos e informações atualizadas acerca da saúde e da segurança no ambiente de trabalho. O observatório é resultado da cooperação entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“Temos visto que há determinados segmentos que contribuem mais com a acidentalidade, por isso, devemos, portanto, nos informar. E esse é o propósito do congresso e também do observatório. Quanto mais nos informarmos, mais nós seremos proativos na redução da acidentalidade e na melhoria das condições de trabalho”, finalizou.

Procurador do Trabalho do MPT-ES, Bruno Gomes Borges da Fonseca, palestrou na mesa "Assédio moral e sexual no trabalho"
Procurador do Trabalho do MPT-ES, Bruno Gomes Borges da Fonseca, palestrou na mesa "Assédio moral e sexual no trabalho"

 

Assédio Moral e Sexual

Seguindo a programação do Congresso, o procurador do Trabalho do MPT-ES, Bruno Gomes Borges da Fonseca, palestrou na manhã de hoje (29) na mesa “Assédio moral e sexual no trabalho”.

Sobre o Congresso

O Congresso visa promover um intercâmbio de experiências e informações relacionadas aos campos Segurança e Saúde no Trabalho, no estado do Espírito Santo, entre os trabalhadores, empregadores e instituições públicas. Além disso, o evento pretende divulgar e discutir os conhecimentos, as práticas e ações produzidos em âmbito regional, a partir das experiências provenientes do cotidiano de ambientes e processos de trabalho e de pesquisas.

O evento é uma realização da Fundacentro em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (SRPRF/ES), a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e alguns sindicatos do Espírito Santo.

 

 

 

 

Imprimir