PTM de Cachoeiro de Itapemirim destina recursos para informatizar farmácias das Unidades Básicas de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim
Farmácias das Unidades Básicas de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim irão ganhar nos próximos meses novos equipamentos de informática para melhor prestação de serviço aos cidadãos cachoeirenses. A aquisição será feita com recursos do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pela Procuradoria do Trabalho do Município (PTM) de Cachoeiro de Itapemirim com a empresa Ozo Rocohas do Brasil Ltda.
Serão investidos R$15 mil no aparelhamento das farmácias do município, por meio do Fundo Municipal de Saúde, para onde a verba do TAC foi destinada. O recurso permitirá a compra de computadores para as farmácias locais, o que otimizará o atendimento dos serviços ofertados pelas unidades.
Informatização – Atualmente, o município do sul do estado, possui 25 farmácias básicas, sendo que apenas quatro utilizam o sistema informatizado recomendado pelo Ministério da Saúde. As demais, continuam com o controle manual.
Para o procurador do Trabalho, Djailson Martins Rocha, o investimento no aparelhamento das farmácias beneficiará principalmente a população que depende dos serviços da assistência farmacêutica da rede pública de saúde. "É uma forma de beneficiar a comunidade local, incluindo os próprios trabalhadores atingidos pelas irregularidades tratadas no TAC. Se a indenização fosse direcionada para o FAT, mesmo sem haver legislação determinando isso, dificilmente o recurso voltaria para beneficiar a comunidade lesada”, aponta o procurador.