Conferência sobre inclusão e acessibilidade recebe mais de 5 mil pessoas
Evento contou com lançamento do Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (Cadef)
Foram mais de 40 horas de uma programação diversificada com palestras, oficinas, workshops, apresentações culturais, exposições artísticas, atrações musicais, exposição de veículos adaptados e outras durante a Reconecta - Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade. O evento, organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) em parceria com diversas entidades que atuam na defesa das pessoas com deficiência, ocorreu nos dias 30 de novembro, 01, 02 e 03 de dezembro no Boulevard Shopping Vila Velha e contou com a presença de mais de 5 mil pessoas.
Durante a Conferência, foi lançado o Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (Cadef), um banco de dados único que vai reunir informações para inclusão das pessoas com deficiência em diversas áreas. “O Cadef vai unificar todas as informações das pessoas com deficiência nas áreas relacionadas a trabalho, assistência social, saúde, educação, entre outras. Tudo isso poderá ser acessado por meio do Cadef. É extremamente importante que as pessoas com deficiência façam o cadastro”, ressalta a procuradora do Trabalho, Keley Kristiane Vago Cristo.
Parcerias
Para a realização da conferência, diversas reuniões e encontros ocorreram com entidades que atuam na defesa das pessoas com deficiência. Segundo a procuradora do MPT-ES, Sueli Teixeira Bessa, o Reconecta só foi possível pois “toda a programação foi construída com a participação efetiva dos parceiros e, acima de tudo, partindo-se da escuta das pessoas com deficiência, dos conselhos e das entidades que atuam em prol de observância dos direitos desse público”.
Ao longo dos quatro dias do evento, os visitantes da conferência puderam apreciar os trabalhos realizados pelas entidades parceiras, como a demonstração do cão-guia robô, projeto que visa ajudar pessoas com alguma deficiência visual a superar os desafios do cotidiano; a apresentação de um coral com acessibilidade em Libras; exposição de fotografias feitas por pessoas com deficiência; bate-papo com atletas paralímpicos; além de palestras e serviços gratuitos como expedição de carteira de identidade e tratamento de beleza.
Estatísticas
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Isso significa que cerca de 24% da população brasileira se encontra em tal condição. Ainda segundo o órgão, no Espírito Santo, existe quase um milhão de habitantes com algum tipo de deficiência e em torno de 330 mil pessoas com deficiência severa.