Mulheres participam de curso de empreendedorismo e combate à violência doméstica

Capacitação é resultado da parceria entre MPT-ES e Cramvive

Cerca de 70 mulheres atendidas pelo Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive) foram contempladas em novembro com o primeiro curso de empreendedorismo do projeto “Empoderamento Feminino”. A capacitação, que ocorreu no Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vila Velha (Sindilojas), é resultado da parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vila Velha.

Entre os dias 26 de novembro e 30 de novembro, as usuárias do Centro de Referência participaram de uma formação intensa cujos principais temas são: atitude empreendedora, como abrir um negócio, gestão de tempo, negociação, técnica de vendas, finanças pessoais e como divulgar seu negócio. O objetivo da atividade é capacitar as mulheres para o mercado de trabalho.A procuradora do MPT-ES, Keley Cristo, esteve na abertura do curso para prestigiar as atendidas.

Dados do Cramvive – O Centro Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha é um espaço destinado a prestar acolhimento, acompanhamento psicológico e social, atendimento humanizado e orientação jurídica às mulheres em situação de violência doméstica, visando à ruptura e à superação da violência, bem como à construção da cidadania feminina, por meio de atendimento intersetorial e interdisciplinar. Atualmente, o Cramvive faz o acompanhamento de 191 mulheres em situação de violência doméstica.

Segundo dados do Centro de Referência, a maioria das atendidas são negras (pretas ou pardas) e têm entre 36 e 45 anos. Ainda de acordo com a entidade, os principais tipos de agressão registrados são: psicológica, física e moral. Geralmente, a agressão é cometida dentro de casa e tem como principal agressor o companheiro ou marido da vítima. Os motivos apontados pelas estatísticas são: ciúmes, sexismo ou problemas com álcool e drogas.

Recursos – Em outubro deste ano, o MPT-ES destinou recursos para beneficiar mulheres vítimas de violência doméstica. A verba é decorrente da ação civil pública (ACP) movida pelo órgão ministerial contra a Companhia Ultragaz. Confira a matéria “MPT-ES destina recursos para beneficiar mulheres vítimas de violência doméstica” e saiba mais.

Contatos CramviveEndereço: Avenida Champagnat, 792. Ao Lado do Banco Sicoob (Em frente ao McDonald’s). Telefones: 3299-4224 / 3388-41558 / 99873-6346.

Saiba mais sobre o Cramvive.

Imprimir