Socioeducandos recebem nova chance no mercado profissional
TAC oferece bolsa de estudos para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa estudarem no Senai
Adolescentes que praticaram atos infracionais receberam uma nova oportunidade de recomeçar a vida. Nos dias 17 e 18 de dezembro, os socioeducandos participaram da formatura de dois cursos nas áreas de pintura predial e elétrica de automóveis, organizada nos auditórios das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Vitória e Vila Velha.
Durante a solenidade no Senai de Vitória, a procuradora oficiante, Sueli Teixeira Bessa, disse “acreditar nessa turma. Tenho certeza que o Senai costuma direcionar os jovens para o mercado de trabalho. O mais importante é valorizar a oportunidade. Desejo sucesso a vocês, que seja o primeiro de muitos cursos ou que seja uma possibilidade de ingressar já no mercado de trabalho, de uma forma qualificada, buscando um trabalho decente. Vocês estão aqui com a oportunidade de escrever um novo caminho. Juntos, nós podemos mais!”, discorreu.
Capaz de abrir portas para o mercado de trabalho, o incentivo à qualificação é proveniente de reversão de multa aplicada às empresas Argalit e Concrevit, em decorrência de descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES).
A iniciativa integra dois procedimentos promocionais de direitos de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas formulados pelo órgão ministerial, com o objetivo de buscar a inclusão em projetos de profissionalização (qualificação profissional ou aprendizagem) desse público.
Os cursos de curta duração foram escolhidos pelos próprios adolescentes como uma forma de garantir uma oportunidade de qualificação profissional em áreas de interesse deles, evitando a desmotivação e desistência ao longo do curso. Além disso, com o propósito de estimular o retorno à educação, os socioeducandos receberam uma ajuda de custo. Foram ofertadas bolsas de estudos, insumos, transporte e kits escolares. Tudo custeado pelas partes envolvidas.
Esse suporte financeiro-material foi um dos fatores fundamentais para garantir a adesão e permanência deles no curso, em virtude da condição de vulnerabilidade socioeconômica vivenciada pela maioria desse público.
Parceria
Essa formação ocorreu graças a uma parceria entre a Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, a 2ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, o Senai e as empresas Concrevit e Argalit.
A ideia da capacitação surgiu após a procuradora Sueli Teixeira Bessa procurar a 2ª Vara da Infância e Juventude de Vitória para propor o desenvolvimento de um trabalho conjunto, uma vez que tomou conhecimento da existência do Projeto Escrevendo Novas Histórias.
Essa iniciativa do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) visa garantir aos adolescentes/jovens atendidos pela Vara o acesso a políticas públicas e sociais que contemplem os seus direitos a educação, lazer, cultura, esporte, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Para a merendeira Greici Mary Ribeiro, mãe de um dos formandos da turma de elétrica de automóveis, disse emocionada que “o curso veio numa hora maravilhosa. Meu filho amadureceu bastante, não pensa e regredir. Não fica mais na rua como ficava, ele quer trabalhar. A iniciativa ajudou muito no crescimento dele. Isso me deixa muito feliz e autoconfiante. As pessoas não acreditavam nele, mas eu falei que jamais ia desistir dele, e que ele seria a alegria da minha casa”.
Novas turmas
Algumas turmas remanescentes, direcionadas aos adolescentes em cumprimento de medidas, serão executadas a partir de fevereiro ou março de 2019.