Cadef participa de evento em comemoração ao “Dia Internacional da Síndrome de Down” na Praia de Camburi

Nesse domingo, 24, foi realizada a “Manhã de Lazer”, em comemoração ao “Dia Internacional da Síndrome de Down”, na Praia de Camburi. O evento foi organizado pela Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo - Vitória Down e contou com a participação do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), ao disponibilizar um stand para o Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência (Cadef).

Neste ano, o tema escolhido para o Dia da Pessoa com Trissomia do 21 (T21), celebrado no dia 21/3, foi “Ninguém fica para trás”. A iniciativa em Camburi visava, dentre seus objetivos, tornar pública a causa, as reinvindicações, os desafios e a realidade da pessoa com Trissomia do 21, além de promover uma interação entre elas, suas famílias e comunidade. Várias entidades e instituições públicas e privadas estiveram presentes na ação, tais como: Emescam, Capixaba Cap, Salesiano, Farmácia Pague Menos. O órgão ministerial conseguiu registrar mais de 30 pessoas em sua base de dados.

Participaram do stand, auxiliando no cadastro, a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Thais Borges, bem como os servidores, Léo Vagner Gonçalves e Wendell Luís Táboas.

Cadastro

O Cadef busca reunir informações das pessoas com deficiência para facilitar o planejamento e a implementação de políticas públicas nas áreas do trabalho, da saúde, da educação, da saúde, do lazer, do esporte e da cultura. A princípio, serão coletadas informações, tais como nome, endereço, contato, escolaridade, deficiência. Em seguida, haverá a consolidação das informações no Cadastro, que permitirá, ao final, a contínua inclusão e atualização dos dados.

 

Imprimir