Estágio: MPT-ES está com processo seletivo aberto
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio 2019 do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). Podem participar estudantes universitários das áreas de Administração e Tecnologia da Informação. As inscrições devem ser realizadas no site http://www.prt17.mpt.mp.br/informe-se/estagiarios até o dia 29/4. O processo seletivo é destinado ao preenchimento de vagas existentes e à formação de cadastro de reserva para atender às demandas da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região (PRT17), em Vitória. As inscrições homologadas serão divulgadas no site da PRT17 no dia 30 de abril.
Requisitos e cotas – Estar matriculado em uma das instituições de ensino superior conveniadas com o órgão é um dos pré-requisitos para a inscrição. Conforme edital, fica reservado 10% das vagas existentes e das que surgirem durante a validade deste processo para pessoas com deficiência. Fica reservado ainda o percentual de 30% das vagas que surgirem durante a validade deste processo seletivo às pessoas que se declararem negras, conforme Decreto 9.427/2018 e Portaria PGT 1220/2018; e fica reservado o percentual de 10% das vagas que surgirem durante a validade deste processo seletivo às pessoas que se declararem integrantes de Minorias Étnico-Raciais, nos termos da Portaria PGR nº 155/2011.
A prova – O processo seletivo consiste na aplicação de provas escritas, objetivas e/ou discursivas de caráter eliminatório e classificatório. As provas contarão com questões de conhecimentos específicos de cada curso. A data provável de aplicação da prova será no dia 10 de maio (sexta-feira), das 14h às 17 horas. O local será divulgado no site da PRT17 após a homologação das inscrições.
Carga horária e bolsa de estágio – A carga horária do estágio será de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas, preferencialmente, em quatro horas diárias. Essa carga horária poderá ser estendida até o máximo de seis horas diárias. O valor da bolsa de estágio é de R$850, com auxílio-transporte no valor de R$7 por dia estagiado.
Para mais informações, acesse o Edital nº01, de 15 de Abril de 2019.
Confira alguns depoimentos de profissionais que estagiaram no MPT-ES
Luiz Couto estagiou na PRT17 por dois anos, na Divisão de Tecnologia da Informação (DTI).
Ive Seidel estagiou por um ano na PRT17 e atualmente é juíza do Trabalho substituta no exercício da titularidade, na 1ª Vara do Trabalho de Tangará da Serra, parte do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT 23R), em Mato Grosso.
Natália Medici foi estagiária do MPT-ES por dois anos, e atualmente é analista judiciária no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2), em São Paulo.
Marianna Barros estagiou no MPT-ES por 1 ano e dois meses. Ela atuou na Divisão de Gestão de Pessoas.
Jamile Carvalho estagiou por um ano e sete meses na Assessoria de Comunicação do MPT-ES e hoje trabalha na empresa de comunicação e tecnologia Resultate.
Palloma Spala estagiou por quase dois anos na Assessoria de Comunicação do MPT-ES e atualmente é assessora de comunicação e imprensa da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Irá começar a trabalhar em breve na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES (Fapes), uma autarquia na Secti.
Patrícia Regina estagiou no MPT-ES por um ano, na área de Segurança do Trabalho do órgão. Hoje ela não trabalha na área, entretanto cursa Direito e pretende voltar à PRT17 assim que possível.