Estudantes capixabas são premiados em duas categorias do Prêmio Nacional MPT na Escola
A premiação foi realizada em sessão solene transmitida virtualmente
Na última terça-feira (7), a cerimônia do prêmio MPT na Escola 2021 revelou a classificação final no concurso cultural que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino da rede pública, que integram o projeto em todo o Brasil. Entre os premiados estão duas estudantes do Espírito Santo: uma do município de Cariacica (3º lugar na categoria desenho, no grupo 2) e outra do município de Serra (1º lugar na categoria poesia, grupo 1).
Os trabalhos vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” foram divulgados pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho em outubro, mas a cerimônia só ocorreu na semana passada. O MPT na Escola tem por objetivo estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador.
Receberam a premiação os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas categorias poesia, conto, desenho e música, subdivididas em grupo 1, voltado a alunos do 4° e 5º do ensino fundamental, e grupo 2, destinado a estudantes do 6º e 7º ano ensino fundamental. Segundo a gerente nacional do projeto, Luísa Carvalho Rodrigues, participaram desta edição mais de 500 mil de estudantes e cerca de 50 mil educadoras e educadores de 5 mil escolas localizadas em cerca de 300 municípios. Ao todo, 14 regionais participaram da disputa.
Já no estado capixaba, foram 18441 alunos, do 4º ao 7º ano, que contaram com a participação de 977 profissionais de Educação, dentre os 10 municípios que assinaram o convênio com o MPT no Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Viana, São Mateus, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Linhares e Serra. O concurso premiou os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.
Espírito Santo
O estado capixaba teve dois representantes na disputa nacional do prêmio. O aluno João Pedro Belém Moreira da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Stélida Dias, em Cariacica, concorreu na categoria desenho e alcançou a terceira colocação do prêmio, no grupo 2. Concorrendo na categoria poesia, a estudante Eduarda Ferreira Pinheiro, do município da Serra, ficou em primeiro lugar no grupo 1, representando a EMEF Altair Siqueira Costa.
Relevância do projeto
De acordo com a procuradora do Trabalho e representante estadual da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Thais Borges da Silva, "trata-se de projeto que visa intensificar o processo de conscientização da sociedade, rompendo as barreiras culturais, com o objetivo de erradicar a exploração do trabalho infantil e garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes”, explicou.
Publicado em: 13 de dezembro de 2021