Acervo do MPT em Quadrinhos será preservado na Gibiteca Henfill
Entrega foi realizada na tarde dessa quinta-feira (16/12) por representantes do MPT; além da catalogação das edições para fins de preservação histórica, exemplares ficarão disponíveis para consulta e empréstimos, e serão distribuídos ao público da Gibiteca
São Paulo - Na manhã dessa quinta-feira (16/12), o Ministério Público do Trabalho (MPT) fez a entrega oficial do acervo com todas as edições publicadas do MPT em Quadrinhos para a Gibiteca Henfil, considerado o maior acervo de histórias em quadrinhos da América Latina.
A partir desse ato, os exemplares serão catalogados nos arquivos da instituição, localizada no Centro Cultural São Paulo, possibilitando a preservação histórica de cópias de cada uma das edições já publicadas, com a possibilidade, ainda, de disponibilizar para o público leitor da Gibiteca os exemplares sobrantes, capilarizando e disseminando as informações sobre os direitos dos trabalhadores de forma simples e acessível, objetivo primordial do produto.
“O projeto MPT em Quadrinhos nasceu da necessidade de se desenvolver uma estratégia de aproximação com a sociedade que propiciasse o acesso à informação sobre direitos e deveres trabalhistas, como também, acerca da atuação do Ministério Público do Trabalho. A intenção era produzir uma única edição, mas o sucesso foi tanto que, passados 10 anos, continuamos, de maneira lúdica, a esclarecer dúvidas sobre temas relacionados ao dia a dia do trabalhador que, devidamente informado, passa a entender melhor seus direitos, exercendo assim sua cidadania de forma plena, com maior participação e autonomia na sociedade. O MPT busca, assim, ampliar o processo de inclusão e o protagonismo cidadão”, explica o idealizador e coordenador do projeto, Wendell Luís Taboas.
Participaram da visita o coordenador do projeto, Wendell Luís Taboas, da Assessoria de Comunicação do MPT no Espírito Santo, o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Comunicação Social (SECOM), Ronaldo Lira, e o procurador regional Estanislau Tallon Bozi. Os representantes do MPT foram recebidos pelo coordenador da Gibiteca Henfil, Hugo Abud.
“O MPT em Quadrinhos é um produto institucional brasileiro, e sua preservação tem validade para nós, seja por questões históricas ou informacionais, uma vez que essa HQ quer transmitir uma informação utilizando o artifício da linguagem dos quadrinhos. Acredito que, hoje, essa seja a publicação institucional em quadrinhos com maior continuidade, e para nós, é motivo de alegria receber esse acervo completo”, pontua Hugo.
O MPT em Quadrinhos está na sua edição 64, e em 2022, completará 10 anos de sua criação, com novas edições já preparadas. Ao longo de sua existência, a revista em quadrinhos abordou os mais variados temas do mundo do trabalho, ligados à saúde e segurança do trabalho, trabalho escravo, trabalho infantil, discriminação, fraudes nas relações de trabalho, assédio moral e sexual, trabalho portuário, liberdade sindical, trabalho em aplicativos, entre outros.
“É uma ferramenta estratégica e imprescindível para a comunicação institucional, uma vez que ela possibilita o diálogo com todos os públicos da sociedade, desde crianças em idade escolar até adultos e idosos. O MPT em Quadrinhos é o mais longevo produto editorial institucional que se utiliza das histórias em quadrinhos do Brasil, e isso já é um fato extraordinário. Esperamos que essa parceria com a Gibiteca Henfil possibilite ampliar a conscientização das pessoas sobre os direitos trabalhistas e a aproximar as camadas da população da missão institucional do MPT”, afirma o procurador Ronaldo Lira.
O material vem sendo utilizado em diversas ações que buscam divulgar os direitos dos trabalhadores e direitos humanos em geral, entre elas, o projeto MPT na Escola. “Já foram impressas mais de 5 milhões de revistas em quadrinhos em todo o país e esperamos continuar entregando à sociedade novas edições e produtos”, finaliza Wendell Taboas.
MPT em Quadrinhos - O conteúdo do MPT em Quadrinhos é disponibilizado online, para leitura ou download, acessível no endereço: www.quadrinhos.mpt.mp.br, no Facebook: www.facebook.com/quadrinhosmpt e nas redes sociais do MPT. Todo o material é livre para uso, no website é possível baixar a revista no formato próprio para impressão e utilizá-la nas empresas, ações preventivas, escolas, etc. Os desenhos animados derivados da série estão disponíveis no canal do Youtube.
Sobre a Gibiteca Henfil – Localizada no Centro Cultural São Paulo, a gibiteca é um espaço dedicado à preservação histórica e leitura de histórias em quadrinhos. O público visitante pode acessar um acervo de mais de 130 mil exemplares e mais de 10 mil títulos diferentes, nacionais e internacionais. O desenhista Henfil, conhecido pelo traço inconfundível e pelo humor crítico de suas obras, é o patrono da instituição, que leva o seu nome.
Créditos: Ascom MPT-Campinas
Data de publicação: 17/12/2021