Prêmio MPT na Escola reúne vencedores da etapa estadual de 2021
Na semana passada, representantes da instituição ministerial percorreram vários municípios capixabas para realizar a entrega da premiação
O Ministério Público do Trabalho no Espírito (MPT-ES) percorreu municípios da Grande Vitória e do interior, entre os dias 4 a 8 de abril de 2022, para a entrega do Prêmio MPT na Escola 2021, etapa estadual. A iniciativa consiste na premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas da rede pública, após atividades em sala de aula relacionadas ao combate ao trabalho infantil e ao incentivo à formação profissional e inserção de adolescentes no mercado de trabalho.
Os eventos de premiação foram organizados pelos municípios que participaram do projeto ao longo do ano passado, com a participação dos membros do MPT-ES para a entrega dos prêmios, brindes e troféus aos alunos ganhadores, professores e profissionais da área da Educação. Os municípios se empenharam para tornar o evento criativo e memorável para os convidados, ao incluir na programação: exibição dos trabalhos premiados, leitura de contos e poesias, depoimentos, além apresentações culturais.
O procurador-chefe do MPT-ES, Estanislau Tallon Bozi; o membro do MPT-ES, titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Erradicação do Trabalho da Criança e dos Adolescentes (Coordinfância) e coordenador regional do MPT na Escola, Marcos Mauro Rodrigues Buzato; a procuradora do Trabalho e vice-coordenadora regional da Coordinfância, Thais Borges da Silva; e o assessor de Relações Públicas do órgão ministerial, Wendell Luís Táboas, reuniram-se com os alunos e educadores para participar das solenidades de premiação.
Ao todo, dez municípios estiveram envolvidos com a iniciativa de produções artísticas separadas nas categorias: conto, desenho, poesia e música, tanto nas cidades da Grande Vitória: Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, como nos municípios do interior: Colatina, Domingos Martins, Linhares e São Mateus.
Na fase final do projeto, cerca de 37 alunos concorreram em quatro categorias de dois grupos (G1 - alunos do 4º e 5º anos e G2 - alunos do 6º e 7º anos). Os estudantes foram selecionados pelos 10 municípios dentre mais de 20 mil alunos inscritos e quase mil profissionais da educação (professoras(es), coordenadoras(es), pedagogas(os), diretoras(es), etc).
Representantes do MPT
O procurador do Trabalho e coordenador regional do projeto, Marcos Mauro Rodrigues Buzato, destacou o sentimento de dever cumprido quanto à finalização da etapa: “fica o sentimento de dever cumprido, não só pelos resultados entregues à comunidade escolar e à sociedade, mas também pela constatação de que o projeto vem sendo aprimorado a cada ano”, contou.
Buzato ainda parabenizou as escolas e profissionais de educação que, mesmo com todos os percalços da pandemia no ano de 2021, não deixaram de acreditar no projeto. “O MPT enxerga os professores como importantes atores na composição da rede de proteção das crianças e dos adolescentes, incluindo o enfrentamento ao trabalho infantil”, alertou.
O representante do projeto ainda acrescentou que “os inúmeros mitos que cercam a temática, que se encontram enraizados na sociedade, só poderão ser derrubados mediante a contínua ação de fortalecimento do saber, sendo a escola o ambiente propício para isso”, declarou o membro do MPT-ES.
A procuradora do MPT e vice-titular regional da Coordinfância, Thais Borges da Silva, também prestou suas homenagens quanto à dedicação dos envolvidos na aplicação do projeto. “Hoje é dia de premiar e, principalmente, de agradecer a todos os professores e professoras que encamparam esse projeto em um ano de muitas incertezas e dificuldades, bem como agradecer aos alunos e alunas pela dedicação e empenho nos trabalhos”, salientou.
Na solenidade, a procuradora aproveitou para agradecer também o empenho das famílias e reforçar o desejo de que o projeto vá para além das escolas. “A intenção do projeto é de que ele saia das salas de aula e sensibilize a sociedade. Investindo na educação das crianças e dos adolescentes é que conseguiremos garantir um futuro diferente para eles, além de romper com uma vida de dificuldades e explorações enfrentadas”, explanou a procuradora.
Depoimentos
De acordo com a professora do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Altair Siqueira Costa (Serra), Dilce Laureano, a escola é o lugar ideal para a realização do projeto, devido à contribuição para a formação do futuro dos jovens. “É um assunto muito importante [o trabalho infantil], que é evidente na nossa sociedade e que deve ser combatido. Assim, a escola, além de encaminhar a criança para um futuro melhor, também tem a facilidade para poder trabalhar, com a criança, as formas de trilhar esse caminho”, afirmou a educadora.
Com relação à iniciativa da premiação, Laureano relatou o sentimento de valorização do trabalho em sala de aula. “Como professora, sinto que é uma forma de valorizar um todo: a educação, o aluno e o trabalho do professor”, expôs. Nas etapas de produção do MPT na Escola, a professora evidenciou como o material do MPT em Quadrinhos fez diferença na sala de aula. “Chamou a atenção deles [alunos], ficaram todos ansiosos para a leitura e, após lerem, debatemos os assuntos com os alunos. Eles participaram bastante com opiniões e sugestões”, comentou.
Entre os alunos, os sentimentos compartilhados eram de animação, ansiedade e nervosismo, como relata a Débora Carvalho, do 5º ano da EMEF Ceciliano Abel de Almeida (Vitória): “No início foi bem tranquilo, mas depois, quando descobri que fui premiada, fiquei bem nervosa”, disse. Contudo, a estudante, que ficou em 8º lugar na categoria poesia, mostrou-se empenhada nos debates acerca do combate ao trabalho infantil e na participação no projeto. Ela alegou que participar da iniciativa “foi bem interessante, porque a gente pode expressar esse assunto tão sensível em uma poesia”, retratou a jovem.
Confira abaixo alguns registros.
Texto: Thiago Borges (Estagiários Ascom MPT-ES)
Sob supervisão de Liege Labuto
Fotos: Ascom MPT-ES
Publicado em: 12 de abril de 2022.