Solenidade estadual do Prêmio MPT na Escola reúne vencedores em Vitória

Aproximadamente 400 pessoas participaram do evento no TRT-ES

Animação, ansiedade, alegria e emoção traduzem o clima na tarde da última sexta-feira (7), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17). Centenas de estudantes e educadores acompanharam e vibraram com cada conquista durante a cerimônia estadual do Prêmio MPT na Escola 2022. A iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) visa conscientizar estudantes das redes públicas de ensino a respeito das pautas: erradicação do trabalho infantil, a profissionalização de adolescentes e aprendizagem profissional, bem como segurança e saúde nas escolas.

A solenidade contou com diversas atrações culturais que encantaram os participantes, como a trupe circense Passarim Produz; a corporação musical do município de Cariacica, Hilário Vieira da Silva; a cantora e compositora, Andrielly Felhberg; a Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo; e a Banda show Paulo Mares Guia, formada a partir da implementação do Projeto MPT na Escola no município de Vila Velha.

“Essa banda se juntou para elaborar, treinar e ensaiar a música que eles compuseram [para concorrer na categoria música do Prêmio MPT na Escola]. A partir daí, eles formaram esse grupo. Mais uma coisa boa que o Prêmio MPT na Escola nos proporcionou: virou uma banda e eles estão sendo convidados para tocar em eventos da prefeitura”, relatou Juliana Castro Coutinho Bertollo, coordenadora de projetos parceiros da Gerência de Saúde, Educação e Prevenção da Secretaria de Educação de Vila Velha (Semed).

A premiação foi dividida em três grupos: o grupo 1 com discentes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, que ficaram responsáveis por produções criativas sobre trabalho infantil; o grupo 2, formado por estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental, com abordagens sobre a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes; e o grupo 3, recém incluído no regulamento estadual, com a participação de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental, com a abordagem da temática segurança e saúde nas escolas e no trabalho.

Ao todo, 11 municípios estiveram envolvidos com a iniciativa, tanto cidades da Grande Vitória: Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, como cidades do interior do estado: Colatina, Domingos Martins, Ibatiba, Nova Venécia e São Mateus. Foram mais de 90 trabalhos inscritos nas categorias: conto, poesia, música e desenho, assim como aproximadamente 30 mil alunos e 1.330 profissionais da educação.

“Dia lindo que tivemos juntos. Estar com todos os envolvidos no projeto hoje foi um presente, crianças e professores felizes e objetivo alcançado. Parabéns a todos os municípios participantes, vocês arrasaram”, declarou a coordenadora representante do município de Nova Venécia, Evelaine Berto.

Padrinhos e madrinhas

A edição de 2022 convidou uma série de autoridades capixabas a serem padrinhos e madrinhas das 12 categorias premiadas na última sexta-feira. Os representantes entregaram as medalhas aos alunos participantes, bem como fizeram os anúncios dos três primeiros colocados.

Participaram da cerimônia a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade; as promotoras de Justiça do MP-ES, Elaine Costa de Lima e Maria Cristina Pimentel; o desembargador do TRT-ES, Valério Soares Heringer; a juíza do Trabalho do TRT-ES, Denise Marsico do Couto; o superintendente de serviço e pessoa da Unimed Vitória e diretor executivo do Instituto, Cosme Péres; o procurador-chefe do MPT-ES, Estanislau Tallon Bozi; a juíza do Trabalho do TRT-ES, Suzane Schulz Ribeiro; a subsecretária de educação básica e profissional da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Andréa Guzzo Pereira; a presidente da Federação das Industrias do ES (Findes), Cris Samorim; a secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), Silvia Maria Lameira Hansen; a coordenadora do Programa Nacional da Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Fabíola Bravim Lauro; a procuradora do Trabalho da PTM de Caxias do Sul, Cirlene Luiza Zimmermann; o comendador de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e idealizador da lei que instituiu o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, Orlandino dos Santo; a secretaria de educação e esporte do município de Domingos Martins e representante da Associação dos Municípios do ES (Amunes), Adenilde Stein Silva; o diretor executivo da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalhador (Animaseg), Raul Casanova Junior; e o gerente de saúde e segurança da ArcelorMittal, Diego Lunardi.

Além disso, convidados importantes prestaram suas homenagens aos alunos envolvidos no projeto por meio de vídeos exibidos durante a premiação, tais como o procurador do Trabalho e idealizador do Projeto MPT na Escola, Antonio de Oliveira Lima; a juíza do TRT-ES, Suzane Schulz; o intérprete de Libras do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Josué Rego; a roteirista de algumas edições do MPT em Quadrinhos, Claudia Gomes; o Ilustrador também do MPT em Quadrinhos, Jean Dias; e o vencedor do Pequenos Gênios 2022 do Domingão com Hulk (TV Globo), Igor Pinheiro.

Representante do projeto

O procurador do Trabalho e coordenador regional do MPT na Escola, Marcos Mauro Rodrigues Buzato, parabenizou os alunos e profissionais de educação pelo empenho e dedicação no projeto. “Na inserção do tema em sala de aula, os professores e alunos surpreenderam, apresentando trabalhos fantásticos, nos quais percebe-se a competência dos educadores para tratarem do tema, nas distintas categorias, demonstrando conhecimento do que foi exposto nas capacitações”, pontuou o representante.

Homenagem

Ainda na solenidade, ocorreu a homenagem para a procuradora do Trabalho aposentada, Sueli Teixeira Bessa, que se destacou ao longo dos anos atuando no órgão ministerial com projetos relacionados às causas sociais, com ações voltadas para o combate ao trabalho infantil, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pautas acerca da inclusão de pessoas com deficiências.

Confira o resultado final:

GRUPO 1

CONTO

1º Lugar: Diogo Miguel da Silva (Cariacica)

2º Lugar: Luiz Eduardo Schmidt Oliveira (Vila Velha)

3º Lugar: Gleiciane Kempin Pereira (Domingos Martins)

DESENHO

1º Lugar: Isabelly Cristina dos Anjos (Colatina)

2º Lugar: Maria Júlia Calipa Evaristo (Cariacica)

3º Lugar: Kessijhony de Oliveira Aquino (Serra)

MÚSICA

1º Lugar: Wendrink Bermudes, Joaquim Henrick e Sophia Gomes (Serra)

2º Lugar: Heitor Criste Ferraz do Amaral (Domingos Martins)

3º Lugar: Clebson Xavier Galdino e Guilherme da Silva Passos (Vila Velha)

POESIA

1º Lugar: Luana Chagas Ferrarini (Guarapari)

2º Lugar: Isabel Lapino Falcão da Silva (Cariacica)

3º Lugar: Rafael Carlos de Oliveira (Vila Velha)

GRUPO 2

CONTO

1º Lugar: Sophia Santos Bessa (Cariacica)

2º Lugar: Rebeca Nascimento (Vila Velha)

3º Lugar: Nilvon da Silva Freitas (Ibatiba)

DESENHO

1º Lugar: Ravy Nascimento Sena (Vila Velha)

2º Lugar: Emanuelly Lick Couto (Serra)

3º Lugar: Kíssila Neves Dutra (Colatina)

MÚSICA

1º Lugar: Davi Turra Silva e Kauã Batista Sampaio (Vila Velha)

2º Lugar: Diogo Costa Barreto, Écila Pereira Brandão e Daniel Cordeiro da Silva (Guarapari)

3º Lugar: Adriel Guimel Vieira (Cariacica)

POESIA

1º Lugar: Mayara Suelly da Silva (Viana)

2º Lugar: Kayo Machado de Souza (Nova Venécia)

3º Lugar: Rayssa dos Santos Alves (Colatina)

GRUPO 3

CONTO

1º Lugar: Lillyan Scardua Coutinho (Cariacica)

2º Lugar: Gabriel Saymon Smarzaro Bispo (Vila Velha)

3º Lugar: Eliúde Gasparino de Sousa dos Santos (Colatina)

DESENHO

1º Lugar: Ataíde Lima Ribeiro Júnior (Vila Velha)

2º Lugar: Amanda Soares Neto (Colatina)

3º Lugar: Ana Clara Neves Garbrecht e Larah Lima Thomas (Viana)

MÚSICA

1º Lugar: Guilherme dos Santos Glassner (Cariacica)

2º Lugar: Ketlin Carolina Souza de Jesus e Mateus de Souza Nascimento (Vila Velha)

3º Lugar: Kauã Conrado Pereira (Domingos Martins)

POESIA

1º Lugar: Laressa Aburguetti Araújo (São Mateus)

2º Lugar: Julia Vieira Lopes (Vila Velha)

3º Lugar: Gustavo Costa Lima (Cariacica)

 

 Confira alguns momentos:

 

Texto: Thiago Borges (estagiário Ascom MPT-ES)

 

Sob supervisão de Liege Nogueira (chefe da Ascom MPT-ES)

 

Fotos: Manoel Henrique Silva

Publicado em: 11 de outubro de 2022.

 

 

Imprimir