"Além da medida" oferece nova capacitação
A nova turma do projeto está qualificando 22 adolescentes no curso de eletricista de manutenção predial
Uma nova turma de alunos do projeto “Além da Medida” teve início no dia 28 de setembro, com a participação de 22 adolescentes. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o objetivo de promover a aprendizagem por meio da qualificação profissional de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, em meio aberto e fechado, egressos do sistema e em situação de acolhimento institucional.
O curso oferecido, este ano, é o de eletricista de manutenção predial, com duração prevista de 2 meses, escolhido em razão das necessidades manifestadas pelos próprios adolescentes. Ao final do curso, eles irão adquirir conhecimentos em instalações elétricas, desenvolvimento de instalações e infraestrutura.
Destinações do MPT
As reversões de valores realizadas pelo MPT custearam os insumos para o curso (como ferramentas, luvas, botas, óculos), os materiais escolares (mochila, squeeze, estojo, cadernos, lápis, canetas, borrachas e uniforme composto por calça jeans e duas camisas), os lanches e vales-transporte, fornecidos em todos os dias de aula, além de uma bolsa de qualificação.
Sucesso do projeto
Até o momento, o projeto logrou êxito em capacitar duas turmas de adolescentes em situação de vulnerabilidade no município de São Mateus, preparando-os para ingresso legal e seguro no mundo do trabalho.
Créditos: procuradora do MPT-ES, Fernanda Naves (texto com alterações + fotos).
Publicado em: 13 de outubro de 2022.