Procurador do Trabalho participa do II Simpósio Capixaba de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Evento integra a campanha Abril Verde, em prol da conscientização e prevenção de acidentes e doenças do trabalho
Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) participou do II Simpósio Capixaba de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento aconteceu de modo telepresencial e discutiu o tema “A invisibilidade dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”. O simpósio é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat). A ação integra a campanha “Abril Verde”, mês dedicado à conscientização e à prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
Projetos do MPT
O procurador do Trabalho Bruno Gomes Borges da Fonseca foi um dos palestrantes do evento. Durante a apresentação, o membro abordou as iniciativas do MPT por meio da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat). “Temos, hoje, dois projetos nacionais em vigor. O primeiro é o fortalecimento da saúde do trabalhador no sistema único de saúde e o segundo é o projeto de regularidade das notificações de acidentes e doenças do Trabalho”, esclareceu o titular regional da coordenadoria. Além dos projetos, também foram apresentadas as informações do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa conjunta do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Participantes
O evento contou com a participação de diversas instituições, tanto do Espírito Santo quanto de outros estados, tais como: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa); Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no Espírito Santo (Cerest-ES); Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT-MS); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Conselho Nacional de Saúde (CISTT/CNS); Cerest do Tocantins; Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador da Bahia (Cesat-BA); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Cerest Betim-MG. Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
O simpósio foi transmitido ao vivo, e as palestras estão disponíveis para acesso no canal do YouTube da Sesa-ES.