2º Encontro das Chefias dos Ministérios Públicos do Espírito Santo acontece na PRT-17ª Região
Reunião integrou MPT, MP, MPM e MPF-ES para debater pautas de interesse comum
O 2º Encontro das Chefias dos Ministérios Públicos do Espírito Santo ocorreu na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, na última segunda (17). O evento reuniu membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) para discutir diversas pautas de interesse comum.
O procurador-chefe do MPT-ES, Estanislau Tallon Bozi, ressaltou o objetivo do encontro: "A reunião das chefias dos Ministérios Públicos no Estado do Espírito Santo visa integrar as instituições para oferecer um melhor serviço à sociedade."
Já o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Francisco Berdeal, destacou a importância da união. "Nós estamos aqui reunidos com nossos parceiros dos Ministérios Públicos que trabalham aqui no Estado do Espírito Santo. Diálogo, integração e eficiência", disse.
O promotor de Justiça Militar, Fabiano Mattos de Melo, enfatizou a relevância da atuação interinstitucional. "É de suma importância essa atuação conjunta e integrada de todos os ramos do Ministério Público da União, visando ao bem comum, a observância do bem comum e, sobremaneira, a atuação vindoura do pleito eleitoral. O Ministério Público Militar, embora não tenha atribuições eleitorais puras, pode contribuir e muito para uma caminhada com a observância e o enfrentamento ao assédio eleitoral", comentou.
O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) foi representado pelo procurador regional eleitoral, Alexandre Senra. "Eu vim a essa reunião hoje por reconhecer a importância de que, em um momento como o que a gente vive atualmente de intensa polarização e em ano eleitoral, é muito importante que haja essa sintonia entre as instituições que visam, ao fim e ao cabo, prestar o melhor serviço possível para a sociedade capixaba", ressaltou.
E a procuradora do Trabalho e vice-coordenadora nacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Fernanda Barreto Naves, reforçou o compromisso com a defesa da autonomia do voto: "A Coordigualdade esteve presente na reunião exatamente para articular essa atuação integrada entre os Ministérios Públicos no enfrentamento ao assédio eleitoral e na defesa do voto livre, conforme a nossa Resolução 110 do CNMP."
Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais como o assédio eleitoral, a parceria entre os setores de Comunicação e, inclusive, sobre estagiários e processos seletivos, com o propósito de fortalecer a atuação conjunta e eficiente das instituições envolvidas.
Confira alguns momentos:
Publicado em 19/6/2024.