MPT-ES entrega revistas em quadrinhos na obra da nova sede do TRT-ES
O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) entregou três edições da série “MPT em Quadrinhos”, relacionadas ao tema saúde e segurança do trabalho na construção civil, na obra da nova sede do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES), na última quinta-feira (14). O intuito da visita era informar sobre prevenção de acidentes nos locais de trabalho e acerca dos direitos dos trabalhadores.
Segundo a representante da obra, Dalva Noia Matos, a distribuição de revistas didáticas, com a utilização de recursos simples, auxilia no entendimento dos 133 obreiros. “Achei fantásticas as revistas em quadrinhos do MPT, pois possuem linguagem bem simples, além de serem coloridas iguais a gibis. Notei interesse dos trabalhadores em pegar os exemplares e folhear o material”, disse.
Os trabalhadores da construção civil necessitam se informar a respeito dos seus direitos, com o intuito de desempenharem suas tarefas sem resultar em afastamentos ou adquirir doenças crônicas oriundas de atividades exaustivas, sem condições dignas. Dessa forma, o MPT-ES é uma força atuante na disseminação das condições ideais, para que tudo esteja de acordo com os parâmetros da lei.
A representação institucional do Trabalho ajuda na ampliação do conhecimento das condições dignas para os trabalhadores. Como muitos não possuem acesso à informação, as visitas do MPT-ES em obras são de grande importância, pelo fato de cumprirem sua função socioeducacional, permitirem que trabalhadores entendam seus direitos e deveres e, sobretudo, ampliem seus conhecimentos em relação à legislação.
“Foi muito bom o MPT-ES ter vindo, orientando os funcionários. Ficaremos por dentro dos assuntos lendo as revistas. E isso é bom para todos. É uma maneira de nós termos, daqui para frente, por questão de segurança, um melhor tratamento do trabalhador. A informação é muito importante, inclusive a vinda do órgão até nós!”, explicou o representante do sindicato dos trabalhadores, José Alves.
Para o secretário de informação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst/ES), Erci Carlos Nicolau, a entidade sindical possui uma agenda em andamento para discutir melhorias das condições de trabalho e conscientização do trabalhador. “Fizemos uma agenda específica para dialogar com outros operários e, juntos, entender a reforma trabalhista, quais são os prejuízos e benefícios que trazem para categoria e para classe trabalhadora. Criamos, também, uma programação de assembleias com o local de trabalho, convocando empresas e solicitando espaço. A empresa tem se sensibilizado por esse momento e estamos discutindo como devemos atuar no sentido de preservar o pouco de direito que nós temos”, afirmou.
MPT em Quadrinhos
Desde a sua criação, a série MPT em Quadrinhos informa, de forma didática, os cidadãos acerca de assuntos sobre os direitos dos trabalhadores, além de problemas sociais que ocorrem quando não há o cumprimento da legislação. De modo lúdico, as revistinhas mostram, ao leitor, o reconhecimento de direitos e abordam outros assuntos, como o uso indevido de agrotóxicos, assédio sexual e moral no trabalho, entre outros.