Dia Mundial sem Carro: participe!
Muitas pessoas dirigem todos os dias, frequentemente sozinhas, e não percebem a dependência criada em relação ao carro ou moto. A data tem como objetivo principal trazer reflexões sobre esse excesso e pensar alternativas de mobilidade que vão muito além do para-brisa. A ideia é criar novos hábitos saudáveis para si e para a natureza, reduzindo a emissão de poluentes, estreitando laços com conhecidos e aproveitando outras opções de deslocamento para mudar a rotina.
O servidor Renato Lana aprovou a iniciativa. "O MPT faz bem em apoiar essa causa “Dia Mundial Sem Carro”, que deveria ser abraçada por todos, a começar por nós servidores. Eu já decidi. Sexta-feira meu carro ficará na garagem. Venho a pé da minha casa para o trabalho. O meio ambiente agradece. Precisamos ser sensíveis a essas campanhas que constituem atos de cidadania. Parabéns a Ascom pelo dignificante trabalho", comentou.
A data foi criada em 1997, na França, e deste então vem sendo adotada por vários países em todos os continentes. No Brasil, a cidade de São Paulo realiza atividades nesse dia desde 2003. Várias outras cidades brasileiras passaram a celebrar a data e muitas fazem minimamente uma pedalada no dia 22. Em 2010, houve atividades na semana toda em vários estados do país. Já em 2011, algumas cidades programaram eventos similares para o mês inteiro, começando a chamá-lo de “Mês da Mobilidade”.
O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) apoia essa causa! Participe e deixe seu carro na garagem!