Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é tema da nova HQ MPT em Quadrinhos

Avenida Araceli - Diga não à exploração de crianças e adolescentes!

Dados do Disque 100 mostram que o Brasil ainda ocupa um dos primeiros lugares no ranking internacional de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. E muitos casos de abuso ainda não são denunciados. Como identificar se uma criança passou ou está passando por essa situação? A nova revista da série MPT em Quadrinhos aborda o tema, desmistifica estereótipos e mostra como denunciar.

A caminho de uma palestra, uma procuradora do Trabalho conversa com seu motorista sobre a importância das ações de combate à exploração sexual de menores, relembrando o terrível caso da jovem Araceli, que deu significado ao dia 18 de maio – o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Vale a pena a leitura!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados

Em fevereiro de 2018, o site da BBC Brasil publicou uma matéria com dados do Disque 100 a respeito de denúncias de violência sexual contra crianças. Segundo os dados, “em 2016, o sistema de saúde registrou 22,9 mil atendimentos a vítimas de estupro no Brasil. Em mais de 13 mil deles - 57% dos casos - as vítimas tinham entre 0 e 14 anos. Dessas, cerca de 6 mil vítimas tinham menos de 9 anos”. 

Dados apontam também que, entre 2012 e 2016, o Brasil somou pelo menos 175 mil casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre 2015 e 2016, 37 mil casos na faixa etária de 0 a 18 anos foram denunciados. Só em 2017 foram mais de 22,3 mil casos registrados no país. 

Além disso, o jornal online G1 publicou em maio de 2018 sobre a operação policial “Luz na Infância 2”, a maior operação de combate à pornografia infantil, que prendeu 251 pessoas. 

É preciso entender que os números apontam apenas casos denunciados. Muitos outros não são reportados.

Sobre a série

A série “MPT em Quadrinhos” foi elaborada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e já conta com 36 edições publicadas e distribuídas por todo o país, abordando diversos temas: trabalho infantil, saúde e segurança no trabalho, assédios moral e sexual, direitos do trabalhador e muitos outros.  

Todas as edições estão disponíveis gratuitamente para leitura e download no site www.mptemquadrinhos.com.br e na página da série no facebook https://www.facebook.com/quadrinhosmpt/.

Imprimir