Palestra do psicanalista, escritor e master coach, Homero Reis, dá início às ações de QVT na PRT17
O auditório da PRT17 estava lotado. Todas as cadeiras foram ocupadas por membros, servidores, estagiários e colaboradores da instituição que assistiram à palestra “Gente inteligente sabe se relacionar”, ministrada por Reis. A ação se estendeu ainda, por meio de videoconferência, para os integrantes do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) nas unidades do interior: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.
“As oficinas que irão ocorrer durantes estes dias serão de extrema importância para podermos conversar sobre a qualidade de vida no nosso trabalho”, comentou o procurador-chefe, Valério Soares Heringer, na abertura do evento. Em seguida, a procuradora do Trabalho, Keley Vago Cristo, falou sobre a função resolutiva das oficinas. “Nós nos mobilizamos para essa oficina e temos aqui a oportunidade de expor nossas questões e mais do que isso, formularmos estratégias para as mudanças que queremos”, afirmou.
Inteligência relacional
Durante a exposição, Homero Reis apresentou os princípios da inteligência relacional e como aplicá-la de forma efetiva no ambiente de trabalho. O psicanalista destacou o valor da alteridade. “Relacionar-se bem é ter consciência de que suas atitudes afetam o outro e afetam o ambiente em que você vive. Nós somos divididos por funções, e não por importância. Sua micro ação, afeta o macro resultado”, disse.
Ao final da palestra, escritor distribuiu para os presentes alguns exemplares do livro “Gente inteligente se olha no espelho”, obra de sua autoria publicada no ano passado pela Tagore Editora.
Oficinas QVT
As atividades de formação do QVT acontecem ainda nesta terça-feira (09) e quarta-feira (10). Amanhã, será apresentado e debatido com os integrantes do MPT-ES o programa de QVT do órgão, suas diretrizes e metas. Dois grupos de discussão serão formados para discussão do programa. Ao final da oficina, será realizada ainda uma plenária de apresentação dos itens debatidos.
Na quarta-feira, último dia de formação, apenas os diretores participarão. Uma reunião será realizada na parte da manhã. Já pela tarde, os integrantes do Grupo de Trabalho Multidisciplinar de Qualidade de Vida no Trabalho (GT-QVT) farão uma visita ao prédio e aos setores desta Regional, com apoio da direção.
Confira alguns momentos: