ES conquista 6 destaques em prêmios nacionais do “MPT na Escola” e “Segurança e Saúde nas Escolas”
A PRT-17 foi vencedora ao emplacar dois trabalhos em primeiro lugar e conquistar o segundo lugar em quatro categorias
Estudantes capixabas, envolvidos com os projetos “MPT na Escola” e “Segurança e Saúde nas Escolas” 2024, conquistaram seis prêmios nacionais. As duas iniciativas selecionaram os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Os alunos competiram nas categorias conto, desenho, música e poesia com participantes de todo o país.
No ranking de premiações, a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 17ª Região conquistou dois trabalhos em primeiro lugar e quatro em segundo lugar. Nos dois concursos, os estudantes irão receber certificação e as escolas troféus. Somente concorreram às premiações nacionais os trabalhos primeiros colocados da etapa estadual.
“É com muita alegria que recebemos a notícia dos seis prêmios nacionais recebidos por estudantes do Espírito Santo na cerimônia nacional de premiação. É um reconhecimento mais do que merecido à excelência dos trabalhos realizados e à dedicação dos alunos e alunas, professores e professoras e demais profissionais da educação”, destacou a procuradora do Trabalho e titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Thais Borges da Silva.
Vencedores
A premiação do projeto “MPT na Escola” aconteceu na terça-feira (3), em Brasília, com transmissão virtual. Os dois trabalhos vencedores são das cidades de Colatina e Serra. Os alunos concorreram nos Grupos 1 e 2 e emplacaram o segundo lugar, na categoria poesia.
Já o prêmio “Segurança e Saúde nas Escolas”, ocorrido na quarta-feira (4), também foi realizado por transmissão on-line direto de Brasília. O Grupo 3 foi o grande destaque: Ibatiba emplacou o primeiro lugar, na categoria música, e Serra conquistou o primeiro lugar, na categoria poesia.
Ainda nesse mesmo grupo, a cidade de Serra ficou com o segundo lugar na categoria desenho. Já o município de Colatina, cravou o segundo lugar na categoria conto.
Premiação nacional
Para chegar à premiação nacional, os trabalhos tiveram que passar por várias fases e, assim, chegar à etapa nacional. A primeira seletiva dos concursos acontece na sala de aula. O melhor trabalho da turma concorre com os demais da escola. Superada essa peneira, acontece a eliminatória municipal. E, depois, a estadual. Somente depois de passar por todos os critérios de exclusão é que o grande vencedor é escolhido.
Para alcançar os prêmios, é preciso responsabilidade, dedicação e muito estudo sobre o tema abordado pelo estudante. Pois, a cada ano, os trabalhos estão se tornando cada vez melhores, e o grau de excelência do material apresentado, maior. Em todo esse processo, a importância dos professores é fundamental, sem eles, nada seria possível.
Objetivo
O objetivo das premiações é fazer com que todo esse empenho na participação das crianças e adolescentes transforme-se em: consciência, conhecimento e, principalmente, na mudança de comportamento ao entender que lugar de criança é na escola.
“É importante sempre enfatizar que, para além do recebimento dos prêmios, o objetivo principal do projeto "MPT na Escola", e que certamente vem sendo alcançado em nosso estado, é a conscientização da sociedade, por meio da comunidade escolar, sobre os riscos trazidos pela exploração do trabalho infantil às crianças e adolescentes, sobre aprendizagem profissional e sobre saúde e segurança do trabalho nas escolas. Os excelentes trabalhos provocam profundas reflexões, que tem grande potencial de transformação das vidas destas crianças e adolescentes e de sua comunidade”, ressaltou a titular regional da Coordinfância.
Conheça os trabalhos vencedores:
Premiação Nacional MPT na Escola
2º LUGAR – CATEGORIA POESIA
Município: Serra
Escola: EMEF Altair Siqueira Costa
Trabalho: “Versos de Esperança”
Aluna: Maria Eduarda Morgado de Oliveira
2º LUGAR – CATEGORIA POESIA
Município: Colatina
Escola: EMEFTI João Manoel Meneghelli
Trabalho: “Caminhos de Oportunidades: Menor Aprendiz”
Aluno: Kauan Benício Feliciano de Souza
Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas 2024
1º LUGAR – CATEGORIA MÚSICA
Município: Ibatiba
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental David Gomes
Trabalho: Saúde e segurança na escola é o que queremos
Alunas(o): Grazianny Evelyn Magalhães De Souza, Maysa Lourenço Da Silva, Patrícia Santos Dos Anjos, Silvia Sangi Dos Santos E Weverton Rodrigues Da Silva (9º ano)
1º LUGAR – CATEGORIA POESIA
Município: Serra
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Anselmo
Trabalho: Cuidando da Escola: Saúde e Segurança em Foco
Aluno: Gabriel Loureiro Pratti (8º ano)
2º LUGAR – CATEGORIA DESENHO
Município: Serra
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Sônia Regina Gomes Rezende Franco
Trabalho: Segurança e saúde nas escolas e no trabalho
Aluna: Emanuelly Lick Couto (9º ano)
2º LUGAR – CATEGORIA CONTO
Município: Colatina
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Manoel Meneghelli
Trabalho: Seus Sonhos Importam
Aluna: Thaylla Gabrielli Gomes Bastida (9º ano)
Confira aqui como foi a cerimônia estadual do Prêmio MPT na Escola.
Crédito:
Texto - Alcione Coutinho
Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
(27) 3198-4400 / 99241-3186
Publicado em: 05/12/2024