Cerimônia marca posse do novo procurador-chefe do MPT-ES
Estanislau Tallon Bozi assinou o termo de posse em solenidade realizada na última quarta-feira
“O homem pode dar outro rumo ao planeta, à vida e, de modo especial, ao mundo do trabalho. Os seres humanos não são competidores, inimigos ou adversários, mas colaboradores. Somos todos chamados a contribuir para um mundo melhor. Os homens, com sua inteligência e engenhosidade, podem construir um planeta sadio, feliz e bom para todos. O trabalho que almejamos é o trabalho digno, que permita trazer o sustento ao trabalhador e a sua família. Sem muitos sofrimentos, angústias, dores e incertezas. Nem para o empregado nem para empregadores”
Com um discurso emocionante, o novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Estanislau Tallon Bozi, foi empossado para o biênio de 2021-2023. A solenidade foi realizada na tarde da última quarta-feira, 03 de novembro, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), no formato híbrido (presencial e virtual), e transmitida para o público pelo canal do MPT-ES no YouTube com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na nova gestão, a vice-procuradora-chefe é a procuradora do Trabalho, Janine Milbratz Fiorot.
Em seu pronunciamento, o procurador-chefe do MPT-ES, também abordou temas como o combate à exploração do trabalho, ao trabalho análogo à escravidão e à servidão, o tráfico de pessoas, a exploração sexual e o trabalho infantil, bem como a importância do trabalho digno e decente.
Ainda em sua fala, o novo dirigente reforçou os objetivos de sua gestão. “Dar continuidade às boas práticas das administrações anteriores, colaborar com a administração superior, implantar os novos processos e metas por ela determinados, melhorar a interação com outras instituições e entidades privadas e, principalmente, melhorar a resposta do MPT à sociedade", declarou.
Autoridades
O evento contou com a presença de membros e servidores do órgão ministerial, além de autoridades de diversos órgãos e entidades, tais como: o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; a governadora do Estado em exercício, Jacqueline Moraes; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que acompanhou o evento remotamente, Alberto Bastos Balazeiro; a procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Estado (MPF-ES), Edmar Gomes Machado; o desembargador do TRT17ª, Valério Soares Heringer; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira de Freitas Filho; o presidente da Ordem dos Advogados (OAB) no ES, José Carlos Rizk Filho; o superintendente regional do Trabalho no ES, Alcimar das Candeias da Silva; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCEES), Rodrigo Chamoun.
Novos desafios e decisões
Ainda durante a cerimônia, o procurador-geral do Trabalho (PGT), José de Lima Ramos Pereira, elogiou, em seu discurso, o novo procurador-chefe do MPT-ES, pelo trabalho digno. Reforçou o combate à pobreza e as desigualdades sociais, além de pontuar a parceria com a Procuradoria-Geral para a tomada de decisões desafiadoras.
“Precisamos erradicar a pobreza, a marginalização, reduzir as desigualdades sociais, regionais, promover o bem. A melhor característica que vejo do Ministério Público é a promoção do bem. O bem-estar de todos, sem preconceito de origem, raça, gênero, cor, idade ou qualquer outra forma de discriminação. Dr. Stan, a tarefa de gerir uma Instituição é muito desafiadora, principalmente porque vai ter uma hora que terá que decidir, e as decisões são totalmente solitárias”, declarou o PGT.
Homenagens
Na solenidade, a instituição aproveitou para prestar homenagens ao último procurador-chefe do MPT-ES, agora desembargador do TRT-17ª Região, Valério Soares Heringer, que conduziu o órgão nos biênios de 2005-2007, 2007-2009, 2017-2019 e 2019-2021, pelos relevantes serviços prestados ao MPT e à sociedade. A homenagem se estendeu ao então procurador-regional do Trabalho, Levi Scatolin, que foi procurador-chefe no período de 25 de agosto de 1995 a 15 de maio de 2000, além de vice-procurador-chefe nos biênios 2017-2019 e 2019-2021. Ele recebeu a homenagem pelas três décadas de atuação na defesa da ordem jurídica e dos direitos fundamentais.
Confira o evento de posse na íntegra.
Crédito das fotos: Ascom do MPT-ES / Luíz Antônio Goulart.
Texto: Thiago Borges (estagiário Ascom MPT-ES), sob supervisão de Liege Labuto
Publicado em: 04 de novembro de 2021.