MPT-ES participa de Mostra de Direitos Humanos
O evento debateu as relações inclusivas e anticapacitistas
A procuradora do Trabalho e vice-coordenadora nacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Fernanda Barreto Naves, participou nesta quinta (12), da 1ª Mostra de Direitos Humanos realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). As atividades tiveram início na última segunda-feira (9) e seguem até o dia 16 de dezembro, no Centro de Vitória. Neste mês, a Declaração Universal de Direitos Humanos completa 76 anos.
A representante do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo participou de uma roda de conversa que teve como tema as relações inclusivas e anticapacitistas na sociedade e no mundo do trabalho das pessoas com deficiência e saúde emocional.
Sociedade civil
Entre os temas das demais rodas de conversa que contaram com a participação de representantes da sociedade civil, estão: a promoção da igualdade racial, pessoas em situação de rua, juventudes, migrantes, caminhos para envelhecimento digno, orientação sobre direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids e comunicação não violenta.
A programação da mostra inclui, ainda, o lançamento do Observatório de Direitos Humanos, o mutirão de retificação de nome social e orientações jurídicas com apoio da Defensoria Pública, posse das candidatas eleitas para atuação no Mecanismo de Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (MEPET/ES), apresentação do Programa Luz nas comunidades quilombolas, além de rodas de conversa, exibição de curtas, oficina e apresentações culturais.
Exposições
Além das conversações e serviços, os visitantes também puderam conhecer duas exposições fotográficas, uma composta por fotografias feitas por jovens que participam de oficina de fotografia no CRJ Guarapari e a outra que reúne trabalhos da fotógrafa Jeniffer Ferreira responsável, pela exposição Estado Visível.
Crédito:
Com informações do Governo do Estado
Publicado em: 12/12/2024