• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Informe-se
  • MPT-ES reúne entidades e órgãos públicos para tratar assuntos relacionados a pessoas com deficiência
  • MULHER
  • validaCDC
  • REELS-ES
  • cadastro site
  • Divulgação feed vermelho
  • Reunião do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos apresenta trabalhos e discute ações para 2025
  • Dia Internacional da Mulher: desigualdade de gênero no mercado de trabalho
  • Procurador-chefe se reúne com prefeito de Colatina para fortalecer parceria interinstitucional
  • Reunião valida versão acessível do Código de Defesa do Consumidor
  • Instituições capixabas assinam termo de cooperação para combater desinformação e criar rede de comunicação
  • Nova diretoria da ABRH-ES toma posse
  • Cerimônia entrega prêmios a destaques nacionais dos projetos “MPT na Escola” e “Segurança e Saúde nas Escolas”
  • Sede do MPT em Vitória terá novo número de telefone
  • Chamamento público para cadastro de órgãos e entidades
  • Confira o Plano de Gestão da Unidade (PGU) da PRT-17ª Região
  • MPT-ES tem novo canal de atendimento virtual

MPT-ES reúne entidades e órgãos públicos para tratar assuntos relacionados a pessoas com deficiência

A intenção é criar uma agenda de eventos em que haja apoio mútuo entre as instituições

A união de esforços por um bem comum. Esse foi o objetivo da reunião realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), nesta terça-feira (18), na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, em um encontro em que estiveram presentes entidades e órgãos públicos para discutir assuntos relacionados às pessoas com deficiência (PCDs). A agenda teve a proposta de organizar um cronograma de eventos para o ano de 2025 com instituições protagonistas nessa temática.

 O propósito da rodada de conversas foi criar uma ação solidária entre as instituições em prol de ações e procedimentos promocionais voltados para PCDs. Participaram da reunião: a Defensoria Pública da União (DPU), a Subsecretaria de Estado de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Suped), a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). A intenção é criar uma agenda comum em que cada membro participante preste apoio ao evento do outro.

 

Eventos

Para direcionar os trabalhos, foram apresentados três eventos para este ano: o lançamento do Código de Defesa do Consumidor Acessível, a Campanha Diferenças que Somam e o Reconecta. “A interlocução entre as instituições é importante para que a gente consiga expandir esses projetos. Buscamos o fortalecimento das relações para conquistarmos um objetivo comum: as pessoas com deficiência. Quanto mais amplitude, maior o alcance”, explicou a procuradora do Trabalho e vice-coordenadora Regional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Fernanda Barreto Naves.

A ideia de formar um grupo parceiro que trabalhe em colaboração agradou a todos os presentes. “Temos que unificar a pauta. Há um enorme trabalho a realizar que só conseguiremos fazer se realizarmos juntos”, destacou o subsecretário da Suped, João Bosco Dias.

Também estiveram presentes na reunião: Lidiane da Penha Segal, do DPU; Sebastião Cosme, da ABRH; e Vanderson Pedruzzi Gaburo, Daniele Inácio da Silva, Mariana Kappaun e Julia Cola, da Feapaes. Diante do comprometimento de todos os participantes, novos encontros serão pautados para o desenvolvimento da agenda.

 

 

 

Crédito:

Texto - Alcione Coutinho

Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo

Assessoria de Comunicação  

(27) 3198-4400 / 99241-3186

Publicado em: 18/02/2025

Imprimir

  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • meio ambiente
  • trabalho escravo
  • trabalho portuario
  • liberdade sindical
  • promocao igualdade
  • trabalho infantil
  • banner corrupcao
  • banner abnt
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • MPT em Quadrinhos
  • banner pcdlegal
  • Portal de Direitos Coletivos