• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • destinações de bens e recursos
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Informe-se
  • MPT-ES se reúne com Comissão Especial de Direito do Agronegócio da OAB
  • 35 anos arte
  • PGU 2026 2027
  • cadastro site
  • PROTOCOLO
  • REELS-ES
  • MPT-ES se reúne com Comissão Especial de Direito do Agronegócio da OAB
  • Último dia do I Congresso Estadual reforça compromisso com a atualização jurídica e a defesa dos direitos trabalhistas
  • Mesas de debates são destaques no segundo dia do I Congresso Capixaba de Direito e Processo do Trabalho
  • Congresso marca os 35 anos do MPT-ES e do TRT-17 com reflexão, celebração e compromisso institucional
  • 35 anos do MPT-ES: história, atuação e compromisso com a sociedade
  • Procuradores recebem homenagem na Câmara de Vereadores de Vitória
  • MPT-ES se reúne com entidades para elaboração do Plano Estadual de Aprendizagem e Profissionalização na Socioeducação
  • Coordinfância se reúne com secretarias de Educação e Assistência da Grande Vitória
  • OAB-ES debate NR-1 e riscos psicossociais no setor empresarial
  • Codemat realiza audiência pública sobre impactos das mudanças climáticas no meio ambiente do trabalho
  • MPT na Escola 2026: 344 escolas públicas participarão do concurso cultural
  • MPT-ES participa do Seminário Grandes Acidentes em Barragens e o Acordo de Repactuação do Rio Doce
  • Confira o Plano de Gestão da Unidade (PGU) da PRT-17ª Região
  • MPT obtém condenação de empresa de limpeza por descumprir cota de aprendizes
  • PRT17 completa 35 anos de criação em 2026
  • Chamamento público para cadastro de órgãos e entidades 2025
  • Nova forma de acesso ao Protocolo Administrativo Eletrônico para usuários externos
  • Sede do MPT em Vitória terá novo número de telefone
  • MPT-ES tem novo canal de atendimento virtual

MPT-ES se reúne com Comissão Especial de Direito do Agronegócio da OAB

O encontro foi para tratar da construção de uma cartilha que possa contribuir com informações para empregadores rurais e produtores

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo(MPT-ES), Janine Milbratz Fiorot, se reuniu com a Comissão Especial de Direito do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), na segunda-feira (11), na sede da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 17ª Região. O encontro foi para tratar da construção de uma cartilha que possa contribuir com informações para empregadores rurais e produtores.

Além da procuradora-chefe, participaram da reunião: os advogados Leonardo Thomazine, Matheus Caliman Vassoler, Pedro Henrique Smarzaro, Guilherme Pereira Butkowsky e Breno Zanta Vilanova e as advogadas Maria Eduarda Barcellos Mendes e Erica Ferreira Neves, presidente da OAB-ES, bem como os servidores Wendell Luís Táboas e Wanessa Borges de Mendonça Bragança.

Normas trabalhistas

De acordo com a Comissão de Direito do Agronegócio, o material contribuirá para a diminuição de problemas relacionadas ao cumprimento das normas trabalhistas e empregadores e produtores rurais. A Comissão de Direito do Agronegócio atua para fortalecer o setor agropecuário capixaba, promovendo segurança jurídica e capacitação técnica. Ela debate temas como licenciamento ambiental, sucessão familiar, regularização fundiária e recuperação judicial, visando apoiar produtores rurais e advogados com foco em conhecimento aplicado e eventos técnicos.

Durante a reunião, a procuradora-chefe lembrou que o Ministério do Trabalho e Emprego já possui uma cartilha que trata do assunto. Ela sugeriu que o material seja avaliado, como fonte de informação, antes da elaboração de uma nova cartilha.

Cartilha digital

A presidente da OAB destacou o interesse na constrição de uma cartilha digital e colaborativa direcionadas aos advogados e produtores. Segundo ela, o material deve conter temas como: trabalho rural e trabalho análogo à escravidão.

Na ocasião, o advogado Leonardo Thomazine observou a necessidade da participação do sindicato da categoria na construção da cartilha. Para a elaboração do material, será formado grupo de trabalho.

Crédito:

Texto - Alcione Coutinho

Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo

Assessoria de Comunicação

(27) 3198-4400 / 99241-3186

 

Publicado em 13 de maio de 2026.   

Imprimir

  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • meio ambiente
  • trabalho escravo
  • trabalho portuario
  • liberdade sindical
  • promocao igualdade
  • trabalho infantil
  • banner corrupcao
  • banner abnt
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • MPT em Quadrinhos
  • banner pcdlegal
  • Portal de Direitos Coletivos