Crianças de escolas públicas recebem prêmio MPT na Escola 2024
A premiação acontece nesta terça, dia 12. Ao todo, 232 escolas de 14 municípios capixabas participaram do concurso cultural
Está chegando a hora de premiar os melhores talentos das escolas de ensino fundamental do Estado. Na próxima terça-feira (12), às 11h30, acontecerá a cerimônia da etapa estadual do prêmio “MPT na Escola 2024”. O concurso cultural é promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) com o intuito de possibilitar reflexões em sala de aula sobre temas como: trabalho infantil, aprendizagem e segurança e saúde nas escolas. O evento será realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, localizado na Enseada do Suá, Vitória.
A iniciativa da premiação consiste em incentivar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador a partir do desenvolvimento de atividades durante as aulas, assim como reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos da rede pública de ensino. O MPT na Escola integra o programa “Resgate a Infância”, cujo objetivo combater e prevenir o trabalho infantil.
Recepção e prêmios
A premiação é uma grande festa para crianças e adolescentes. A recepção dos estudantes será realizada por artistas que animarão o ambiente. Além disso, haverá muito picolé, cachorro-quente, pipoca, algodão doce e sucos variados para a garotada. Livros infanto-juvenis serão entregues a todos. Cada aluno participante, também receberá uma mochila com: camisa, material escolar e medalha de participação. Todos os trabalhos selecionados para a etapa regional do prêmio do MPT-ES estarão expostos para que o público conheça o talento dos alunos.
“A cerimônia do prêmio MPT na Escola é um momento de muita alegria, pois celebramos todos os esforços dedicados à implementação deste importante projeto ao longo do ano. É hora de agradecer aos profissionais da educação e aos alunos e alunas por esta parceria tão bem sucedida, que tem conseguido conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar acerca da proibição do trabalho infantil, romper barreiras culturais e mitos e fortalecer a rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes”, destaca a procuradora do Trabalho e titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Thais Borges da Silva.
A coordenadora do MPT na Escola em São Mateus, Elivânia Rodrigues da Silva, ressalta que o projeto potencializa as ações nas unidades de ensino, com foco na aprendizagem, chamando a atenção para temas que estimulam a reflexão sobre a prática no cotidiano escolar, com foco na prevenção do trabalho infantil. “O prêmio MPT da Escola é uma ferramenta essencial para incentivar e garantir a permanência dos alunos na escola, implantando um senso de responsabilidade social que vai impactar positivamente suas escolhas no futuro”, frisa a coordenadora.
Municípios participantes
Neste ano, o projeto foi implementado em 14 municípios capixabas, incluindo: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Ibatiba, Jaguaré, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Ao todo, foram inscritas 232 escolas para participar da iniciativa, com o envolvimento de 44.705 alunos e 1.989 profissionais da educação. Durante o projeto, os estudantes desenvolveram atividades em sala de aula relacionadas aos direitos da criança e do adolescente, com o intuito de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, ressaltando a devida importância e visibilidade à temática.
Concurso
A premiação será dividida em três grupos, abrangendo alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental (grupo 1), estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental (grupo 2) e alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental (grupo 3). Cada grupo ficou encarregado de produções criativas sobre diferentes temas: trabalho infantil, aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes e segurança e saúde nas escolas e no trabalho, respectivamente.
Serão premiadas obras em quatro categorias por grupo: conto, poesia, música e desenho. A produção e apresentação dos trabalhos foram de autoria exclusiva dos alunos, enquanto a participação dos educadores era limitada às atividades de apoio, orientação e acompanhamento. O projeto consiste em três etapas: municipal, estadual e nacional.
Os trabalhos selecionados em primeiro lugar na etapa estadual serão inscritos pelo MPT-ES na etapa nacional do prêmio, na qual competirão com estudantes de todo o país nas mesmas categorias e grupos.
Resumo
Assunto: Convite Prêmio MPT na Escola 2024
Dia: 12/11/2024
Horário: 11h
Local: no auditório do no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, localizado na Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 1245 - Enseada do Suá, Vitória.
Créditos:
Texto: Alcione Coutinho
Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
(27) 3198- 4400 / 99241-3186
Publicado em: 07/11/2024