Abertas inscrições do Programa Empodera+
O programa faz parte da Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+
Estão abertas até o dia 27 de novembro as inscrições para os interessados em participar do Programa de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+, nomeado de Programa Empodera. A organização, no Estado, é de responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero.
O programa faz parte da Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+, desenvolvido por meio de Termo de Cooperação, assinado em junho deste ano, com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). A inscrição pode ser feita aqui
O Espírito Santo foi um dos cinco estados brasileiros selecionados para desenvolver o projeto-piloto do Empodera+. O programa é uma política social pública voltada para a empregabilidade, promoção de direitos, elevação de escolaridade e formação profissional, além de integração para o mundo do trabalho e da geração de renda.
Serão pagas bolsas de estudos para que as pessoas LGBTQIA+ em vulnerabilidade retornem ao trabalho, com fomento da devolução aos estudos e encaminhamento ao mercado de trabalho.
A iniciativa envolve duas ações: o apoio às pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, oferecendo bolsa para preparação e inserção no mercado de trabalho e a construção de um Comitê de Oportunidades em todo o País, conectando em rede os equipamentos, de forma a estabelecer uma jornada de autonomia para as pessoas participantes, incluindo cursos de cidadania e direitos humanos.
Vale destacar que essa iniciativa conta com a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além da cooperação dos estados que realizarem a adesão ao projeto-piloto.
Espírito Santo
O programa conta com a parceria local do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria da Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
No Estado, o ponto focal do programa será a Casa dos Direitos Advogado Ewerton Montenegro Guimarães, no Centro de Vitória. No espaço, acontecerão os atendimentos, entrevistas e as formações.
Acesse o link para inscrição.
Crédito:
Com informações do Governo do Estado