Veículo autônomo é apresentado a autoridades
O caminhão que se movimenta sozinho é o resultado de um projeto de inovação tecnológica para transformar a logística portuária do estado
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), Estanislau Tallon Bozi, e o procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa), Djailson Martins Rocha, participaram na segunda-feira, 27, do lançamento do veículo autônomo em operação no Portocel, empresa portuária localizada em Aracruz. O caminhão que se movimenta sozinho é o resultado de um projeto que começou a ser idealizado em 2019, com o objetivo de utilizar a inovação tecnológica para transformar a logística portuária.
A proposta do uso desse veículo surgiu a partir da parceria da Portocel, Lume Robotics (startup capixaba especializada em mobilidade autônoma) e da VIX Logística (braço de logística do Grupo Águia Branca). Por enquanto, um caminhão autônomo está sendo utilizado para movimentar celulose nas vias internas da Portocel, mas já há um segundo em fase de operação assistida.
De acordo com a empresa portuária, o sistema foi construído para priorizar os quesitos de segurança e eficiência. O projeto, segundo a Portocel, é um exemplo de como inovação atrelada a pessoas e processos pode transformar as operações da empresa.
Inteligência artiicial
O caminhão autônomo é dotado de inteligência artificial e interligado a câmeras e sensores, sendo totalmente conduzido por sistema computacional. Conta com vários dispositivos de segurança, capazes de detectar e responder rapidamente caso identifique obstáculo em seu percurso.A tecnologia embarcada nos veículos abrange visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomada de decisão, controle e central de operações.
Além de aprimorar a segurança e a eficiência operacional, a configuração autônoma oferece vantagens em relação a operações convencionais. Durante os testes foram avaliados os parâmetros de segurança e eficiência do sistema, validando requisitos técnicos de segurança e de qualidade, inclusive nas operações com carga.
Crédito:
Com informações da assessoria da Portocel
Publicado em 28/01/2024